CALDO VERDE TRADICIONAL PORTUGUESA !

A Paz do Senhor queridas Virtuosas!!
Como correu a vossa semana?!

Hoje venho trazer a vocês uma receitinha que eu, particularmente, AMO MUITO !!
Principalmente porque estamos chegando perto do Inverno aqui em Portugal, então o clima pede muita sopa... Sem falar que este é o país das sopas de legumes né?!
Confesso que quando cheguei cá, na escola, as crianças são obrigadas a tomarem a sopa e eu e meu irmão odiávamos essa hora kkkk... Mas ao passar dos anos simplesmente não resisto a uma sopinha portuguesa, e essa de hoje é a minha favorita!

Estou falando do famoso Caldo Verde!!




"O caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa que, embora com algumas variações, é transversal às diversas regiões de Portugal. Independentemente de levar chouriço ou salpicão, de ser acompanhada com broa ou servida simples, o que é genuíno no caldo verde é a forma característica de cortar muito finamente a folha da couve (tradicionalmente couve portuguesa), sendo esta adicionada a um saboroso puré de batata e condimentada com azeite". 

Uma delícia né?! Então vamos a isso... 




SOPA DE CALDO VERDE
(TRADICIONAL PORTUGUESA)

Ingredientes:

(para 6 pessoas)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho 
  • 1 chouriço (linguiça calabresa defumada)
  • 2 litros de água
  • 200 ml de azeite
  • 400 g de couve portuguesa cortada em tiras 
  • 4 batatas médias
  • sal à gosto
  • 1 tablete de caldo de galinha (eu acrescentei na receita para dar mais gostinho)

Modo de preparo:

Leve a água ao lume com as batatas, a cebola, os dentes de alho e metade da quantidade de azeite indicada. Tempere com sal e deixe cozer durante 30 minutos para os ingredientes ficarem bem cozidos. Pode deixar ferver mais tempo se desejar que o caldo fique mais espesso.
Entretanto, prepare a couve, lavando-a e cortando-a em tiras muito fina.
Passada a cozedura, bata com a varinha mágica as batatas, a cebola e os dentes de alho formando um "puré". Junte a couve cortada e deixe cozer por mais 15 minutos.
Enquanto a couve coze, corte o chouriço (linguiça defumada) em rodelas.
Terminada a cozedura da couve, junte ao caldo o restante azeite e o chouriço, deixando levantar fervura. Se desejar manter o aspeto tradicional típico desta sopa, poderá servi-la individualmente em tigelas sem asas.
Fica a dica:
Coloque duas ou três rodelas do chouriço a cozer na primeira fase de confeção da receita, juntamente com as batatas, a cebola e os dentes de alho. Ao reduzir o chouriço a puré, juntamente com os restantes ingredientes, a sopa irá adquirir um sabor mais intenso e saboroso.


Bem meninas, é isso...  Muito facinho de fazer e uma delícia para as noites frias e até mesmo aquelas dias que não tem muito apetite mas quer comer uma comidinha de sal.
Espero que gostem !!
Um beijo e até a próxima semana!!
Deus abençoe a todas nós!!
Keila Máximo


No hay comentarios:

Publicar un comentario